Anúncio
in

Saiba quais são os 10 cursos mais empregáveis

O mercado de trabalho está vivo, está mudando constantemente. Um curso que estava em ascensão há dez anos pode não ser tão interessante. Por outro lado, um treinamento que alguns anos atrás nem sequer foi oferecido nas faculdades pode estar bombardeando.

Independente dessas variações, muitas profissões permaneceram no topo nos últimos anos, com tendência a permanecer em alta por algum tempo.

Anúncio

Descubra a faculdade certa para você em 1 minuto!
A mudança nas direções da economia global e nacional gerou um impacto direto na empregabilidade de várias áreas profissionais por aqui.

Conheça abaixo as 10 áreas e cursos com maior nível de empregabilidade no Brasil. Veja também onde estudar para fazer parte desse grupo!

Cursos com maior empregabilidade no Brasil
A Revista Exame realizou uma pesquisa junto a consultorias especializadas no Brasil para saber quais profissões estão recebendo as maiores e melhores oportunidades de emprego no momento. O resultado reflete o atual cenário brasileiro: a desaceleração econômica, a necessidade de aumentar a produtividade e reduzir custos.

 

1. Administração
A carreira na administração é com tudo. No cenário econômico atual, a presença de um profissional capaz de tomar decisões, monitorar as operações e gerenciar uma empresa de pé no chão e visão de futuro tornou-se vital para a sobrevivência de uma organização no mercado.

O curso de Administração é um bacharelado de quatro anos e pode ser encontrado na maioria das faculdades brasileiras, em modalidades presenciais e a distância. Hoje é o segundo curso em número de alunos matriculados no Brasil, com mais de 800 mil alunos.

A competição na área é grande e para enfatizar é preciso investir em treinamento de qualidade e pós-graduação.

As áreas de ação mais quentes são, de acordo com a Revista Exame:

• Endereço

• Gerenciamento de operações

• Auditoria de processo

• Analise de riscos

• Especialista em fusões e aquisições

2. Direito
Veja aqui outro curso famoso na lista. Além de ser graduação com o maior número de alunos no Brasil, com mais de 813 mil inscritos, a lei permanece firme e forte na lista das profissões mais promissoras do país!

Os profissionais mais disputados são atualmente advogados especializados nas seguintes áreas, de acordo com a pesquisa:

• Recuperação judicial

• Direito Tributário

• Contencioso / Civil

• Arbitragem

• Direito do Trabalho

A graduação dura cinco anos, está disponível apenas na modalidade presencial e é de fácil acesso nas principais universidades públicas e privadas do país. Para atuar como advogado e ocupar uma das posições acima, você deve ter sido aprovado no julgamento da Ordem dos Advogados do Brasil (“OAB”).

3. Ciências Contábeis
A profissão de contador também deu um salto nos últimos anos. A modernização das empresas aumentou a demanda por profissionais que conhecem bem o complexo sistema tributário brasileiro, são capazes de desenvolver um bom plano financeiro e controlar cada centavo que entra e sai da organização. Hoje, as acusações mais disputadas são para:

• Análise de crédito e risco

• Planejamento tributário

• Finanças

• Controlador

O curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados pelos estudantes brasileiros. Há 360.000 estudantes em todo o país estudando pessoalmente ou à distância. A graduação dura quatro anos e é fácil de encontrar em instituições públicas e privadas.

4. Estatísticas
As estatísticas aparecem com freqüência na lista de cursos que oferecem boa empregabilidade e altos salários. Muitas empresas têm procurado esses profissionais pela facilidade em decifrar números e tendências. Isso faz do estatístico a pessoa ideal para trabalhar com inteligência de mercado, por exemplo – uma área em franca expansão nos últimos anos.

Quem quiser enfrentar essa corrida vai ter que ralar muito. A grande maioria dos lugares é em universidades públicas, mais lotados e apenas no modo presencial. Apenas duas faculdades particulares oferecem esse treinamento.

5. Gerenciamento de informações
O curso é relativamente novo, mas a carreira cresceu no Brasil, principalmente junto às grandes empresas. É que o mercado percebeu que eles precisam de alguém para analisar grandes volumes de informação (o chamado “Big Data”) e de lá para extrair informações de valor estratégico, tais como tendências, padrões de comportamento, novos públicos-alvo, posicionamento de mercado, etc. .

Alguns setores que estão sempre em busca desses profissionais são grandes equipes esportivas, comércio varejista e empresas de consultoria.

6. Engenharia de Produção
O engenheiro de produção desempenha um papel muito importante nas empresas, principalmente nas grandes empresas: projeta, implementa e otimiza os processos de produção de bens e serviços. Em outras palavras, você precisa pensar em maneiras de reduzir custos e aumentar a produtividade.

A demanda por profissionais bem qualificados é alta, especialmente aqueles que trabalham com gerenciamento de desempenho e desenvolvimento de negócios.

O curso é bastante movimentado e durante a graduação o ritmo é pesado. São cinco anos de dedicação integral aos estudos. A boa notícia é que dá para estudar tanto em pessoa e remotamente.

7. Tecnologia da informação
A área de TI nunca é interrompida. Embora existam muitos profissionais ativos no Brasil, ainda existem vagas para os mais qualificados. Quem é especialista em infra-estrutura, desenvolvimento de aplicações, arquitetura de sistemas ou sabe como implementar plataformas móveis e web, encontrará emprego no caminho certo.

8. Recursos Humanos
A área de Recursos Humanos é alta, tanto que costuma aparecer entre aqueles que oferecem os melhores salários e oportunidades de emprego. O profissional é responsável por cuidar de todos os aspectos que envolvem pessoas de uma empresa ou organização: contratação, demissão, pagamento, benefícios, treinamento, carreira, etc.

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem apenas dois anos de duração, oferece um diploma de nível superior e está disponível no ensino presencial e a distância.

9. Marketing
Profissionais capazes de pensar em estratégias efetivas para divulgar um produto, serviço ou marca, gerenciar diversos meios e desenvolver ações que ampliem o alcance do comércio eletrônico em diversos setores estão sendo contratados com o peso do ouro no mercado.

O aluno pode optar por um curso de Bacharelado em Marketing, mais extenso e com quatro anos de duração, ou de maior tecnologia, mais rápido e focado em alguns ramos de atuação. O tecnólogo também está disponível remotamente.

10. Logística
A logística é o profissional responsável pelo desempenho operacional de uma empresa. Sua função é melhorar a inteligência de processos como transporte, armazenamento, compra, distribuição e entrega de produtos.

O curso é fácil de encontrar, tem dois anos e pode ser feito pessoalmente e remotamente. O profissional ainda sai com um diploma de nível superior!

Avatar

Written by Redator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 dicas para um currículo perfeito

10 dicas para fazer quando estiver desempregado