Anúncio
in

Entrevista de primeiro emprego: prepare-se!

Descubra como falar com o recrutador, o que vestir e como se comportar
Você está procurando a primeira entrevista de emprego, mas não faz ideia de como proceder durante a conversa com o recrutador. Certo? Como é muito comum que as pessoas nessa situação fiquem muito nervosas, procuramos conselhos preciosos para facilitar a vida de todos que estão passando por isso. Se você está chegando agora ao mercado de trabalho, ter a ajuda de Juan Xavier, CEO da Ricardo Xavier Recursos Humanos, que durante anos trabalhou em recrutar profissionais de diversas áreas e níveis.

7 dicas para a primeira entrevista de emprego
1. Escolha bem o que vestir
Primeiro, Juan aconselha começar com o mais básico. Que roupa você vai usar? A decisão não é tão simples. Não vá pensando que é só pegar aqueles jeans e aquela camisa que você ama e tudo está resolvido. Quando falamos de empresas e processos de seleção, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença.

Anúncio

“O ideal é que o candidato pareça que já trabalhou na empresa”, diz ele. Ou seja, procure o chamado código da empresa conversando com as pessoas que trabalham lá ou simplesmente observando isso (se você puder fazer um passe antes da entrevista).

Em dúvida, a sugestão é usar roupas mais sociais. “É melhor errar por mais de maravilha. Além disso, se chegar gravata e observa que o ambiente não é o mais formal, basta remover o empate, dobre camisa de manga, remova o casaco”, aconselha João. ” É mais fácil ir do social ao esporte do que o contrário, para as mulheres, cuidar dos cabelos e das unhas também é essencial ”.

2. Tenha cuidado com o discurso
A segunda pista é ter muito cuidado com o que você vai dizer e também com o formulário que você vai dizer na entrevista para o primeiro emprego. Evite erros e gírias portuguesas. “Fale apenas o que é necessário, sobre o que lhe é pedido”, recomenda Juan.

3. Valorizar a experiência acadêmica
Em processos seletivos em geral, o que mais pesa são os resultados obtidos pelos candidatos em experiências anteriores. Claro, se você está procurando pela sua primeira entrevista de emprego, o recrutador já sabe que você não tem experiência profissional (muito menos resultados) para apresentar, mas não é por isso que você permanecerá sem palavras.

“Você deve explorar os seus resultados na escola / faculdade, participação em conferências, seminários, cursos de formação, o trabalho desenvolvido, como CBT e Monografias e, especialmente, o trabalho voluntário, trabalho de férias, as trocas”, diz João.

4. Pense em situações em que você foi desafiado
Outra sugestão é que muitas entrevistas de emprego são baseadas em situações que você viveu. Para evitar o risco de ter um alvo no prazo, você pode deixar a memória pronta. Lembre-se, antecipadamente, das situações em que você se sentiu desafiado, em que você teve que resolver um problema, por exemplo. É muito provável que qualquer pergunta como essa surja na conversa. Ah, sim, e não se preocupe com a simplicidade das tarefas que você vai relacionar, que já é esperado pelo entrevistador.

“O que importa é a maneira como você alcançou os resultados e não o resultado em si”, diz Juan. Isso porque, você tende a agir de forma semelhante quando enfrenta outro desafio ou tarefa, e é isso que o entrevistador quer saber – como você agiu em face da situação. “As empresas estão procurando pessoas capazes de produzir resultados e fazer o trabalho da maneira mais eficiente possível, e a melhor maneira de mostrar que você pode entregar tudo isso é dizer o que você já fez.

5. Estude a empresa antes
Antes da primeira entrevista de emprego, é obrigatório fazer o dever de casa e estudar a empresa em que você deseja trabalhar. O uso e abuso da Internet para pesquisar e descobrir tudo sobre ele-a história, o que ele faz, ele produz, qual é o tamanho, se é nacional ou não, que os concorrentes são, como é relacionado à concorrência, etc. “Também tente imaginar como você pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e perguntar por que você quer trabalhar lá.”

6. Pense em seus pontos fortes e fracos
Outra lição de casa é pensar sobre o que você tem melhor. “Descubra seus pontos fortes e prepare exemplos que os demonstrem, como situações vividas que comprovam o exercício de tais qualidades”, diz Juan. Bem, também é necessário descobrir seus pontos fracos, os pontos onde você precisa se desenvolver, porque isso também pode ser perguntado durante a entrevista para o seu primeiro emprego.

7. Seja você mesmo na entrevista
Segundo João, o entrevistador já espera que você fique nervoso, porque isso é muito comum. “Se ele é um bom entrevistador, ele cuidará para que você se sinta mais confortável”. Em qualquer caso, a melhor estratégia para combater o nervosismo da primeira entrevista de emprego é ser você mesmo.

Avatar

Written by Redator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top 25 empresas para trabalhar no Brasil

9 dicas para ganhar renda extra nos finais de semana